segunda-feira, 22 de junho de 2009

PE. MARINO VAN DE VEN

Padre Marino nasceu na pequena aldeia Kaatsheuvel (Morro do Gato) na Província de Brabantia, na Holanda, em 25 de dezembro de1931, “...você é bom em matemática sabe concluir que já estou com 75 anos".
Está no Brasil desde 27/10/1959 e veio direto para Muriaé, ficando aqui por dois anos, “aprendendo um pouco a difícil mas linda língua portuguesa”, já que Muriaé há muito tempo é atendida por padres holandeses.
Foi pároco em São João da Barra (RJ), “a terra do conhaque”, vigário cooperador em Além Paraíba (MG), pároco em Muriaé (Matriz São Paulo) e Miradouro (MG), foi por duas vezes diretor do Seminário menor "Nossa Senhora do Sagrado Coração" em
Juiz de Fora.
“Atualmente estou como ajudante na paróquia São Paulo, mas sem responsabilidades
paroquiais (ou com outras palavras: meio aposentado)”.


"ARISTIDES TEM PAIS FORMIDÁVEIS; NA SIMPLICIDADE, ELES ACOMPANHAM O RAPAZ E O TRATAM IGUAL COMO OS OUTROS FILHOS, QUE É ESSENCIAL PARA ELE..."

Conheço Aristides desde a idade de sua primeira comunhão, quando eu dava assistência na Comunidade João XXIII. Eu visitava a casa dele e, quando Aristides estava na sétima ou oitava série do ensino básico, ele não conseguia mais, escrevendo, tomar nota da matéria dada e fazer o dever da casa.
Então procurei contato com uma organização na Holanda, chamada "Fundação Liliane"
(cfr. o nome da fundadora). Esta fundação dá assistência a milhares de crianças e jovens (até 27 anos) no mundo inteiro. A fundação não só ajuda na deficiência (p.e. perna ou braço mecânico, aparelho de audição, cadeira de roda etc.) mas ajuda também a criança um pouco para seu futuro. Por exemplo: há muitas crianças na África que perderam uma perna, pisando em mina terrestre. Esta criança recebe uma perna mecânica e ainda uma vaca para que não falte o leitinho diário.
A fundação gasta por criança mais ou menos 1.000 reais. O mais importante para a fundação é o futuro da criança assistida.
O caso de Aristides foi bem recebido: Aristides, ainda estudando, já tinha a promessa de trabalho. Escrevendo à mão não daria conta do dever estudantil. Um computador seria o ideal.
Excepcionalmente, recebi o dobro de dinheiro que normalmente é dado. O computador foi comprado aqui em Brasil. Só que mandei colocar uma chapa de plástico transparente com buraquinhos sobre as letras, porque pelo movimento espasmódico de seus braços ele poderia tocar em duas ou três letras de uma só vez.
Aristides foi o primeiro caso que consegui ajudar via Fundação Liliane. Depois, trabalhando em Miradouro, me tornei intermediador entre a fundação e as crianças a serem ajudadas. Muita criança recebeu aparelho de audição, cadeira de rodas, cama especial para criança com deficiência na coluna; um rapaz da APAE recebeu um carrinho fechado para recolher papel velho e assim ajudar na sua manutenção.
Aristides tem uma deficiência grave, mas, felizmente, sua cabecinha funciona bem e é um aluno inteligente. Ele merecia!!
Aristides tem pais formidáveis; na simplicidade, eles acompanham o rapaz e o tratam igual como os outros filhos, que é essencial para ele...
O pessoal da Fundação achou o caso de Aristides tão interessante, que ele apareceu na revista mensal da Fundação.
Pe Marino.


A Fundação Liliane, que tem sua sede em s`Hertogenbosch, capital da província da Brabantia, ao sul da Holanda, a 80 Km de Amsterdã, cuida aproximadamente de 12.000 crianças em todo o mundo.
Das pessoas que trabalham na Fundação Liliane, 90% são voluntários com formação universitária e um dos trabalhos que tomam mais tempo é o de traduzir a correspondência que chega de todos os lugares do mundo em mais de 50 línguas.
A Fundação Liliane é bem vista pela população holandesa. Quando é feita uma campanha pela TV, a renda é de milhões de euros .

O próprio fundador, de cuja esposa a fundação tem o nome, um católico fervoroso, fez uma nova versão de São Francisco para o nosso século... peregrinou, puxando um burrinho, para Santiago de Compostela (1.600 Km de distância) e Medgegorge (1000 Km) e diariamente era acompanhado pelas TVs da Holanda, Bélgica, França, Alemanha e Hungria, o que rendia milhões e milhões de euros para a Fundação.

4 comentários:

  1. eu fui atendida pela fundação liliana através do meu saudoso pe theodoro a uqem devo tudo já que ele me propiciou um novo recomeço uma nova vida. Na época eu residia em muriae e frequentava a igreja do porto onde ele me viu e conseguiu através da fundação uma protese boa o suficiente para me tornar uma pessoa feliz e independente.Infelizmente hj já tenho 33 anos e não conto mais com meu anjo protetor sendo assim tenho que utilizar proteses fornecidas pelo sus que me deixa numa situação bem limitada pois vive dando prblemas, meu nome é Polyanna terezinha Reis Silva hj moro em rio das ostras rj e tenho muito a gradecer a essa fundação, como perdi o contato gostaria de através desse comentário agradecer a tudo que foi feito por mim como para outras crianças e quero que vcs usem meu exemplo para mostrar a magnitude desse trabalho. Se precisarem de mim para qualquer contato, intermédio etc podem me convocar através do email poliana233@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pe Marino, formidável seu trabalho! Orgulho-me de ter tido o senhor como incentivador de minha vocação sacerdotal...hoje já sou padre há 18 anos e irei completar meu 19 anos de padre no próximo dia 14 de dezembro. Que o senhor continue sendo esse exemplo de ardoroso missionário do Sagrado Coração de Jesus, para enaltecer nossa Igreja, cujo campo missionário é tão vasto e desafiador e servindo de exemplo pra nós sacerdotes que o temos, como eu o tenho, como exemplo de meu ministério e pastoreio. Grande abraço e saudades..Pe Jorge Guimarães Diocese de Campos dos Goytacazes.

    ResponderExcluir
  3. Oi boa tarde meu nome é Sérgio fui coroinha em além paraíba

    ResponderExcluir
  4. Tô muito emocionado, tenho muitas lembranças boas do padre marino

    ResponderExcluir